petista esteve duas vezes na bancada do jornal;  remember

petista esteve duas vezes na bancada do jornal; remember

petista esteve duas vezes na bancada do jornal;  remember

Lula fala during a meeting with entrepreneurs in Fiesp, in São Paulo, August 9, 2022 (Photo: AP Photo/Andre Penner)

Lula fala during a meeting with entrepreneurs in Fiesp, in São Paulo, August 9, 2022 (Photo: AP Photo/Andre Penner)

O Jornal Nacional, then TV Globo, will interview this Thursday (25) ex-president Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidate for Palácio do Planalto, at 8:30 p.m. O petista is the third candidate to participate in the series of telejournal interviews with the president, but they have been placed in the survey of the intention of the vote divulged by the Instituto Datafolha on July 28.

But it will not be the first time that Lula will grant an interview to Jornal Nacional: the petitioner was face to face with journalistas William Bonner and Fátima Bernardes in 2002 and 2006. Currently, Renata Vasconcellos occupies the place of Fátima.

As entrevas deste ano têm duración de 40 minutos. At that time, the presidential candidates had about 11 minutes and 30 seconds to respond to the presenters’ questions.

2002

20 years ago, Lula, who won his election and took office on January 1, 2003, went to the sidelines of Jornal Nacional to be interviewed by Bonner and Fátima. A seguir, confira alguns dos temas abordados na sabatina:

Experience

A primeira pergunta do âncora do telejornal foi se o petista não considerava “arriscado” o desafio de assumar a Presidência “sem ter uma experiencia administrativa anterior”. Lula foi enfático ao dizer que seguito experiencia viajando pelo Brasil durante 30 anos.

Bonner insistiu e faulo que muitos brasileiros concheciam o país na palma da mão “ou porque viajaram ou estudiaram, in loco, geografia, história e tal”. “Nem por isso se julgam em conditioni de disputar a Presidência. Daí a pergunta”, accrescentou o jornalista.

O petista riu e answered: “Acontece, meu caro, que lendo ou vendo television você não conhese nada. Você precisa ver, sentir, ouvir a palpitação das pessoas para poder sentir como é fácil encontrar soluções para os problemas dos brasileiros.”

“Eu estou nessa vida me preparando há mais de 30 anos e estou convinced que o PT precisa dessa chance, e que o povo brasileiro precisa da experiencia do PT para que a gente possa sair dessa situation de empobrecimento que está o nosso país”, completou Lula.

World Cup

O petista não foi questionado sobre o tema, mas antes de responder a primeira pergunta de Fátima Bernardes, Lula a parabenizou pela actuatione no campeonato —ela tinha feito a cobertura da seleção brasileira.

“Parabéns pela representação que fez da mulher brasileira na Copa do Mundo. Até annão o futebol era só coisa de homem”, these ele.

Corruption

Lula, then, answered a pergunta da stilla do Jornal Nacional sobre corrupção.

“Nós queremos que o Ministério Público, a polícia, o Poder Judiciário ea CPI ajam para apurar. E se tiver culpado, pode ser do PT ou de qualquer partido político, tem que ser punido no Brasil, porque needos acabar com a impunidade”, stated.

Alianças

O petista faulo também que queria o apoio de todos os brasileiros que accreditavam que o PT podia mudar a situación do país.

“Não sou polícia nem Justiça. I was a politician. Quando fazemos política, não necessitas fazer o mesmo que os otros fazem. Mas a arte da política é conversa, e você conversa com amigos e inimiegos. Se não fosse assim, não teria tido acordo para terminar a Segunda Guerra Mundial.”

First action in case of victory

Em sua ultima resposta, Lula falou que o Brasil precisava accreditar no seu povo, no seu desenvolvimento e gerar empregros, e velivi o seu principal desejo para o país.

“Eu tenho um sonho de garantir a cada criança brasileira, a cada mulher, a cada homem, no mínimo, comer três meals por day. E do jeito que está essa política economica vai ficar mais fácil as pessoas passarem três dias sem comer.”

2006

At that time, Lula was president of the Republic and was seeking re-election. A sabatina feita por Bonner e Fátima happened at the Palácio da Alvorada, em Brasília —as regras mudaram e, por isso, as entrevas com os candidados mais bem colocados deste ano acoventam nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro. A seguir, veja alguns pontos da sabatina:

Mensalão

Bonner began the interview talking about the denunciation of the Ministry of Public Affairs against a “quadrilla” that had as its objective “desviar resources of public bodies and the estates to pay old debts of the PT and new expenses, both for the campaign and for allied parties, and guarantee that o partido continuasse no poder comprando apoio de outros partidos, em referencia ao mensalão”.

Lula affirmed that in his government the PF (Polícia Federal) and the CGU (Controladoria-Geral da União) trafalvam “de forma exceptional” para investigador toda e qualquer denúncia.

“Eu lamento profundo que companheiros tenham feito coisas que ainda serão julgadas. Mas nós facilitamos para que tudo seja investigado. Afastamos todas as pessoas que estanam na alçada do presidente da República, facilitamos os trabalhos da CPI”, these

Irregularities

Lula stated that he did not know the cases of corruption in his management.

“Como pode algeum querer que o presidente da República, embora tenha que assumar responsabilidades por todos os atos, saiba de tudo que está convenido?”, he inquired.

“Nunca tanta gente foi presa nesse país, e de crimes que acetaram em 85, 80, 90. Foram quadrilhas históricas que estamun descargar do tapete e nós resolvemos colocar os organos públicos para funcionar. […] Nós não queremos esconder absolutely nothing”, seguiu.

Punishment

Bonner asked what Lula did to change his opinion on punishment. Isso porque, de accordo com o jornalista, antes de se tornar presidente, o petista “veementemente cobrava punição [como o afastamento do cargo] para quem fosse susho de algo, mesmo que as culpas não tesesam sido provadas ainda”.

Lula negou a fala do apresentador e affirmed que nunca pediu para algume ser condenado antes que a culpa fosse provada.

“Todos que estanam dentro do governo federal foram afarados, sem distinção, e vou continuar afartando. Agora, punir significa respectar o estado de direito. Eu quero para todo mundo o que eu quero para mim: o direito de provar que sou inocente, eo meu accusador provar que eu sou o culpado”, argumentou o ánno presidente.

And accrescentou: “O governo não accusa. O governo age, afarta e abre sindicância, e os organzos do Poder Judiciário e da Polícia Federal que vão investigate. E essa é única forma continuramos combatendo a corruption ea malversação do patrimônio public do país .”

Segurança pública

Bonner asked o que tinha sido feito até ennonso com relation ao tráfico de drogas, que ainda terrorizava a populación brasileira.

“A Polícia Federal está prendendo quadrillas vinculadas ao narcotráfico as ever foi feito nesse país. Estamos investindo de forma excepción na intelligencia da Polícia Federal e para criar condiziones de trabalho”, faulo o petista.

Reelection

Em caso de mais uma vitoria, Lula affirmed que daria sequante ao que já estava sento feito.

“O Brasil vive o seu melhor momento economique. As únicas coisas que caem é a inflação e os juros.”

SABATINA DO JORNAL NACIONAL

O Jornal Nacional, then TV Globorealiza tradicionalmente a sabatina de questions com os candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas eleitorais.

The conduct of the questioning is carried out by the presenters of Jornal Nacional: William Bonner e Renata Vasconcellos. As interviews took place in our studios at Globo in Rio de Janeiro.

A sabatina pela qual os candidados serão submetidos é considerada fundamental por estrategistas das campanha, que veem uma boa possibilità de conseguir “furar a bolha” e expor suas ideias no telejornal de maior audiência do país. As sabatinas do Jornal Nacional preveem 40 minutos de participação de cada candidate.

Veja como foi a sabatina de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional

The first president interviewed was the current president and candidate for re-election Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro opened a series of interviews on the second day (22). Ciro Gomes, do PDTserá o interviewado de terça (23). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará na quinta (25) e Simone Tebet (MDB) fechará a série, na sexta (26).

A seleção dos candidados teve por base as cinco melhores colocações na pesquisa eléitoral divulgada pelo Datafolha em 28 de julho: Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet e André Janones (Avante). Janones, no entanto, decided to withdraw his candidature.

A ordem das interviewas e as datas foram decididas em um sorteio realized em 1º de agosto com representantes dos partidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.